ESTRUTURA DO OOH
Vamos organizar direitinho…
Vamos lá
Existe um certo nível de confusão quando definimos formatos dentro do OOH. É super comum em uma conversa com profissionais de mídia escutarmos algo como: “Quais meios vamos usar para compor o plano?” Mas oras, se o OOH em si já é o meio, como poderíamos ter outros meios dentro? Por isso, vamos começar esclarecendo alguns conceitos do OOH e vou aproveitar para introduzir algo pouco usado no Brasil: a ideia de Categorias.
A estrutura para o OOH passa por 4 momentos, vou dar um exemplo básico usando o Relógio:
A informação do GRUPO é pouquíssimo utilizado na prática, mas vamos falar disso para você também já saber do que se trata. Agora, tente focar nos outros 3: o MEIO, a CATEGORIA e o FORMATO.
O fim justifica o meio
O mais comum é vermos a utilização do termo MEIO tratado como se fosse FORMATO, mas na prática, quando falamos de Abrigos, Circuitos Digitais, Busdoor, etc., estamos sempre falando de FORMATOS, dentro do meio OOH. Pra tentar deixar um pouco mais claro vou fazer um comparativo com outros meios, considere que na coluna Particularidade seria o que está destacado em negrito:
O OOH ainda tem mais uma particularidade muito importante: LOCALIZAÇÃO. Este meio trabalha com o cenário, o entorno, e isso é super importante. Temos tanto uma questão quantitativa como também qualitativa ao planejar.
Mas agora percebe? É super comum ouvirmos meio para Revista por exemplo, e também não é nenhum crime, o que complica é levar esse termo da primeira coluna la pra última, já que é uma distância bem grande.
Acredito que aqui usamos ou confundimos muito esse uso principalmente porque no OOH utilizamos a ideia de formato para falarmos das medidas, do tamanho, tanto dos materiais que usamos para exibir a campanha quanto do próprio ativo dos veículos. Afinal, seria péssimo, para dizer o minimo, se ao telefone falássemos “Qual o formato deste formato?”. Mas independente da prática, é importante termos claro esse domínio.
Os grupos que – quase – ninguém fala
Mas sim, eles existem. Todas as categorias do OOH estão divididas em 3 grandes grupos:
E por que eu disse antes que essa informação é pouquíssimo utilizado? Porque é. hahahaha. Na prática usamos muito estes termos mais para discutir algo, mas não citamos essa informação no plano, isso apenas aumentaria o volume de dados e não faz tanta diferença assim, porque está implícito nas características de cada categoria.
Outra coisa que acontece muito também, é usarmos principalmente os termos ‘Indoor’ e ‘Trânsito’ como se fossem categorias, até aí normal, mas como nosso objetivo aqui é esclarecer as coisas, estes termos referem-se aos grupos que algumas categorias estão inclusas. Por exemplo, quando falamos de shoppings ou metrô, é comum citarmos apenas Indoor, mas na hora de montar o plano especificamos um a um, e aí entra como categoria.
Alguns citam o DOOH – Digital Out Of Home – como um grupo ou até mesmo uma categoria a parte, aqui (eu) não vou usar esta divisão porque entendo que o fato de um formato ser digital, é apenas uma característica de sua exibição.
The category is: OOH
Vamos lá. Como visto no quadro laranja, se você está planejando TV, você provavelmente tem uma coluna dizendo PROGRAMA. Com revista você deve ter alguma dizendo SESSÃO, e no queridinho de todos, o DIGITAL, você deve ter algo como PLACEMENT. Pois é, se você já conhece estes conceitos, basta entender que no OOH ele (deveria) aparecer como CATEGORIA.
As Categorias do OOH são agrupamentos de alguns formatos, que nós usamos muito na hora de definir uma estrategia. E, os formatos, usamos para definir a tática. A Categoria mais conhecida é a Mobiliário Urbano, ou apenas Mobiliário para os mais íntimos, que é o nosso caso aqui. O Mobiliário é composto por diversos formatos, eu contei uns 10 de cabeça agora enquanto escrevo, mas existem 4 que vou destacar rapidamente aqui: o Relógio, o Abrigo de Ônibus, o MUB, e as Bancas. Todos estes formatos são da categoria Mobiliário. Viu como aqui já podemos montar mentalmente a primeira imagem desta página?
Alguns exemplos de categorias dentro de cada grupo:
Porque usamos Trilhos e não Metrô? Usar o termo ‘Trilhos’ engloba tanto o Metrô quanto o Trem e o VLT. E aqui, vou aproveitar para esclarecer que quando anunciamos dentro dos vagões estamos trabalhando com Transportes. Se anunciamos em uma estação de Metrô, apesar de ser parecido, estamos trabalhando com Indoor, uma vez que a estação não sai do lugar, apesar de ser estação de metrô. Pegou? O mesmo para o Busdoor e o Abrigo. Busdoor é transporte, Abrigo é Outdoor e, um painel na estação do BRT é Indoor,
Enfim, os Formatos
Agoooooraaaa sim, chegamos lá. Muito mais simples de entender, os formatos são os ativos dos exibidores, as plataformas que exibimos a campanha, o suporte, o ponto, as mídias. Só não são o que? Os meios!
Aqui vou dividir imagens de alguns formatos e na legenda das fotos você pode encontrar o nome, a categoria e o grupo que fazem parte. Mais detalhes sobre eles, ficarão disponíveis na página de formatos, que adivinha? Estão organizadas por categoria.
Overview
A seguir divido um overview beeeem genérico apenas pra dar uma ilustrada nessa organização. Obviamente não considerei todos os formatos porque são muitos e visualmente não ficaria legal. Na página de formatos a ideia é termos o máximo possível de variedade, depois você da um check. OK?
E o canal? Ou será Exibidor?
Em OOH, o canal é mais comumente chamado de Exibidor, ou, como em todos os outros meios, de player. Mas, o conceito em si é o mesmo: São as empresas proprietárias dos ativos nos quais as campanhas são exibidas. A grande diferença aqui é quantidade. Quantos players você conhece de TV? Ainda mais considerando os conglomerados… Quantos de Rádio, Revista, etc.? Pois é, ouso dizer que o OOH é o meio com mais exibidores que existe.