Para facilitar a organização destes formatos, vamos apresentar e falar deles através de suas categorias. Uma dica que já posso dar aqui de largada, é que a característica de entrega das categorias pode facilitar muito e te ajudar na hora de defender um plano de mídia OOH, qualitativamente falando. Se você linkar com os objetivos de comunicação desse mesmo plano, aí sim terá uma excelente estratégia traçada. Os formatos em si, quando trabalhamos no tático, vão servir para avaliar, e serem avaliados, quantitativamente, uma questão mais financeira. Vamos ver isso um pouco mais na prática pra ficar mais visual:

Outdoor

Grandes Formatos

Paineis

Outdoor

Empenas

Topos

Mobiliário Urbano

Relógios

Abrigos de Ônibus

MUPs

Banca de Jornal

Bicicletário

Placa de Rua

Outros formatos: Cooperação de Praça, Bancos, Lixeira, Banheiro, Defensa de Pedestre, Totens Indicativos

Indoor

Portos / Aeroportos / Heliportos / Rodoviárias

Circuito Digital

Painel Frontlight / Backlight

BTL

Estações Urbanas: Trens / Metrô / VLT / BRT / Terminal de Ônibus

Shoppings Center

Edificios Comerciais e Residenciais

Estabelecimentos de Serviços: Clubes / Estádios / Cinemas / Hotéis / Hospitais

Estabelecimentos de Consumo: Restaurantes / Bares / Boates

Transportes

Trilhos: Trens / Metrô / VLT

Circuito Digital

Painel Frontlight / Backlight / Não Iluminado

BTL

Terrestres: Autos / Motos / Trucks / Ônibus

Aéreos: Aviões / Helicópteros / Balões / Dirigíveis

Aquáticos: Barcas / Navios / Velas / Outras embarcações

O que eu acredito que existe uma bela de uma confusão é em relação ao que seria de Transporte – Trilhos para o que seria de Indoor – Metrô, por exemplo. Oras gente, é bem simples: Apenas nos referimos a mídia em transporte quando esta está dentro ou fora do meio de transporte em si. Uma mídia em uma estação de Metrô não pertence a categoria/grupo Transporte, e sim, a Indoor. Esta mídia está fixada dentro de um local que não transita.

Outro exemplo seria o Circuito Digital internos de trens. Este sim, está em Transportes. Note que não tem um endereço fixo e você não tem como sair daqui agora e ir lá ver, está em trânsito. E por outro lado o mesmo Circuito Digital só que na estação X, esta sim, é fixa e você tem como ir até lá, tem um local, um endereço. Isso é o que diferencia a Mídia em Transportes da Indoor.

Existem alguns players que acabam não esclarecendo isso tambem e chamam todas as suas mídias em Estações de Trens, por exemplo, como mídia sobre trilhos. Mas não, eles estão errados, e agora você já sabe 😉